portugueseenglish

Itineraries

Planejando a viagem com "Motor Home" modelo Safari ou outro modelo de "Motor Home"

Antes de qualquer viagem, longa ou curta, planeje sempre o roteiro antes da partida, defina os locais de parada, pontos para pernoite, locais a visitar, locais a evitar, dias de viagem para ida e retorno, dias estacionados, influencia de feriados no trânsito de estradas e condições de tempo.

 

PLANEJANDO:

1 – Com uma Kombi Safári, em estradas de boa qualidade, podemos estimar que entre paradas e rodando, percorreremos um máximo de 500 km ao dia. Isto incluirá paradas para “esticar as pernas” a cada duas ou três horas, paradas para almoço no trajeto, trechos planos e trechos com serra. Iniciar a viagem, pela manhã, a tempo de chegar ao destino durante o dia.

Não mais do que 500 km ao dia, pois do contrário a viagem não será proveitosa.

Exemplo: de São Paulo - SP (Capital) a Curitiba – PR, temos algo em torno de 500 km. Estabeleço a média efetiva em viagens por estradas de SP – PR – SC – MS – RS – MT e RJ, em 50 km por hora. Isto significa abranger toda a viagem, incluindo paradas, e rodando no plaino e nas serras.



DO PONTO “A” AO PONTO “B” = 500 KM ÷ 50 KM/H > TEMPO TOTAL = 10 HORAS. TRECHO DE VIAGEM COM 500 KM.

Se V. partir às 07:00 horas de sua casa, chegará por volta das 17:00 no destino. Ainda será dia, portanto ideal para encontrar o local de pernoite.

2 – USAR O “GOGLE MAPS”:

Para planejar roteiro, locais de passagem e quilometragem a percorrer, use inicialmente o Google Maps, mas é VITAL que tenha um GPS no veículo, bem como um mapa rodoviário de boa qualidade e atualizado.

3 - LOCAIS PARA PERNOITE:

Este é um ponto muito importante para o planejamento de seu roteiro. Há um tabu gerado por pessoas que desconhecem como é uma viagem de “motor home”, e rejeitam este tipo de lazer, pensando que isto não será seguro quanto aos pernoites. Viajo com “motor home” desde 1.985 e nunca tive o desprazer de uma situação desse tipo. Como? Planejando com antecedência aonde parar para pernoite.

No caso por nós usado nesta explanação (São Paulo a Curitiba), recomendamos o Camping da “Só Trailers”, fone (41) 3367-8373 – sotrailers@netpar.com.br , mas há estacionamentos convencionais junto ao centro, operam 24 horas, que permitem o pernoite de Motor Home Safari. Liberam tomada de energia e banheiro simples.

Outra opção, se durante o trajeto para Curitiba – PR, pela BR-116, são os pontos de apoio da Concessionária da Rodovia – “ARTERIS” www.autopistaregis.com.br que ficam nos seguintes marcos quilométricos;

SP > Kms > 287 – 299 – 343 – 370 – 426 – 485 – 542

PR > Kms > 32 – 57 – 70

Nestes locais, tem área de descanso, excelentes banheiros com chuveiro, sanitários para deficientes, cafezinho simples (grátis) ou “capuccino” (pago), além de primeiros socorros. As pessoas que ali atendem são extremamente gentis. Basta estacionar corretamente no pátio e logo a seguir apresentar-se a um deles, do modo mais amistoso possível.

Outra opção viável nos roteiros diversos, são alguns postos de combustível, dos quais cito: Rede Graal (vários), Posto Fazendeiro (Miracatú) fone (13) 3846-1220 – km 384,5. No Fazendeiro tem hotel ***, preço módico.

Nas cidades sem Camping ou um estacionamento viável para pernoitar , buscar sempre no período diurno, uma Unidade ou Destacamento das Polícias Militares, apresentando-se formalmente ao policial militar que o atender, explicando que está em viagem e precisa de um lugar seguro para o pernoite. Alguns liberam o próprio pátio da Unidade, outros permitem ficar em local ao lado da Unidade, mas sob a vista deles. Isto é válido para os Estados de SP / PR / SC / RS, seja Polícia Militar convencional ou Rodoviária. Nunca recebi um não.

Um exemplo foi pernoitar no alto da Serra do Rio do Rastro (Bom Jardim da Serra – SC), aonde há um Posto da Polícia Rodoviária de Santa Catarina, aonde nos cederam um espaço no local reservado junto às viaturas, banheiro com chuveiro e tomada de energia elétrica. Policiais muito gentis e prestativos. Dá gosto! Assim se faz turismo.

Não esqueça de levar cabo de energia com um mínimo de 20 metros de comprimento. Evite abastecer em postos sem bandeira. Evite parar nos acostamentos da rodovia.



ROTEIROS:



Consulte-nos sobre roteiros de viagem para “motor homes”, nos estados de SP / MS / MT / PR / SC / RS. www.sampaclube.com.br/roteiros/

Idem Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Para viagens internacionais, é necessário ter seguro “carta verde” + carteira de habilitação internacional + dois triângulos + um cambão.



Entrando em território estrangeiro, não se permite carregar produtos alimentícios tipo embutidos, cárneos e similares. Ao comprar este tipo de alimentos no país em que trafegará, exija e mantenha guardadas as Notas Fiscais destas compras.



CUIDADOS COM O “PORTUNHOL”:

Tenha cuidado com o “portunhol”, pois ele o levará para situações complicadas. Damos alguns exemplos:


PORTUGUÊS ESPANHOL

Oficina ........................................................ taller

Borracheiro ................................................. gomeria

Escritório .................................................... oficina

Pneu ........................................................... neumático

Talher ......................................................... cubierto

Faca ............................................................ cuchillo

Garfo .......................................................... tenedor

Colher ......................................................... cuchara



José Barazal Alvarez

SAMPA KOMBI CLUBE

Sampa Kombi Clube

Our members are passionate about the most lovable “bread loaf over wheels”, that has ever existed in the automobilist industry, our dear Kombi van.

We intend to gather as many van owners as possible to exchange ideas, arrange meetings, assist in restoration, tell stories, find parts, indicate professionals and services, ultimately, everything that is related to these vans.

Our partners