História da Kombi: A 1ª kombi Barndoor


Texto de Ademir Sgrott e Jean Strifezzi
Disponibilizado Por Thiago Rocha e Luiz Witter
Complementado por Alexander Gromow e Eduardo Gedrait com a colaboração de Jean Strifezzi, Aluisio Lemos, Elder Buzzo e Johnny Higashi
Fotos Luiz Kessler
Agradecimentos Rafael de Oliveira

Criação: Maio de 2014
Atualização: Outubro de 2017

Falar de Barndoor não é tarefa fácil. Segundo o Aluisio Lemos: "... as primeiras BARNDOORS não tinham uma lógica na montagem, fato dito pelo próprio Mauricio Marx que possui 3 Barndoors (Revista Fusca & Cia) em pesquisa quando restaurou sua primeira Tipo2...", mas vamos tentar.

Nascia a Kombi, abreviação de Kombinationfahrzeug, ou veículo de uso combinado (ou veiculo Multi-uso).
A Alemanha pos guerra era um pais em fase de reconstrução e a volkswagem pensando no mercado promissor internacinal expandia a produção daquela que seria junto com o fusca o casamento perfeito para o sucesso.


 
Em 1950 chega no porto de Santos as 2 primeiras kombis juntamente com 10 fuscas,era um teste que a Volkswagem estava fazendo com o mercado brasileiro, e os resultados de vendas foram fantásticos, pois o preço estimado era de CR$ 20.000,00(vinte mil cruzeiros), e o resultado final foi surpreendente, pois a Brasmotor conseguiu vender pelo extraordinário valor de CR$ 60.000,00(sessenta mil cruzeiros), cada veiculo.
 
A Kombi começou a ser vendida no Brasil, importada (e depois montada) pelo grupo Brasmotor, representante Chrysler e dono da Brastemp. Em 1953, a própria Volkswagen criou uma filial aqui. A produção da Kombi com peças nacionais começou em setembro de 1957. Foi o primeiro modelo da marca feito no Brasil e participou intensamente da construção de Brasília.

A partir de 1953 várias empresas vieram para o Brasil: Ford e GM já montavam veículos por aqui, então começaram a trazer o ferramental dos EUA para produzir, Volkswagen, Chrysler, International, Mercedes, Simca, DKW.

A maioria do ferramental foi trazido de fora, era os moldes antigos do ano anterior, que não seriam mais uados nos EUA... O Aero Willys 60 era o modelo americano de 1952. O caminhão chevrolet 57 era o caminhão americano de 54, O Ford 55 brasileiro era o Ford 54.

Manuais digitalizados:
https://www.thesamba.com/vw/archives/manuals/type2.php

Livro:
https://books.google.hu/books?id=5Il8AwAAQBAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=true

A nossa pesquisa foi realizada pelos sites:
https://www.barndoor.dk/detaljer.html
www.vintagebus.com/busfaq.html


TABELA DE PRODUÇÃO – NÚMEROS DE CHASSI (período Barndoor)
- o número de chassi indicado representa o último veículo produzido no respectivo mês.

1950
Mar   20-000001?               
Apr   20-000372               
May   20-000671               
Jun   20-001300               
Jul   20-001751               
Aug   20-002897               
Sep   20-004171               
Oct   20-005622               
Nov   20-007037               
Dec   20-008112               

1951
Jan   20-009542               
Feb   20-010867               
Mar   20-011741               
Apr   20-012519               
May   20-013359               
Jun   20-014337               
Jul   20-015323               
Aug   20-016345               
Sep   20-017286               
Oct   20-018355               
Nov   20-019312               
Dec   20-020112               

1952
Jan   20-021347           
Feb   20-022408           
Mar   20-023870           
Apr   20-025719           
May   20-027676           
Jun   20-029572           
Jul   20-030782           
Aug   20-032823     
Sep   20-035134       
Oct   20-037647       
Nov   20-039772           
Dec   20-041857       

1953
Jan   20-044361           
Feb   20-046563           
Mar   20-049106       
Apr   20-051360           
May   20-053447           
Jun   20-056087           
Jul   20-057628           
Aug   20-059939           
Sep   20-062598           
Oct   20-065376           
Nov   20-067819           
Dec   20-070341   

1954
Jan   20-073148       
Feb   20-076265           
Mar   20-079978           
Apr   20-083238           
May   20-086613           
Jun   20-090054           
Jul   20-092166           
Aug   20-095476           
Sep   20-099251           
Oct   20-102992           
Nov   20-106736           
Dec   20-110603       

1955
Jan   20-114525           
Feb   20-118226*   
*Oficialmente, a primeira “não Barndoor” teria sido fabricada no dia 1º de março de 1955, com o chassi nº 20-117902.
(fonte: https://www.thesamba.com/vw/archives/info/chassisdating.php)


As principais alterações que encontramos foram:

Do protótipo da Barndoor até meados de 1950 (chassi 20-05001) o estepe ia em pé no compartimento do motor, preso por uma cinta de metal. Na sequência, até a última Barndoor, o estepe ia instalado numa prateleira em cima do motor, preso por uma cinta de couro (posteriormente por uma cinta de tecido).




1950: Ano de seu lançamento na Alemanha e início das vendas no Brasil, importada pelo Grupo Brasmotor (proprietário da marca Brastemp). Na traseira havia uma grande tampa do motor, que deu origem ao apelido "barndoor" (porta de celeiro). A Kombi era equipada com motor de 1100cc e 25hp, o eterno boxer de 4 cilindros opostos refrigerado a ar. A partida era elétrica (na chave) ou manual (na manivela), 8 grades de ventilação no motor p/ fora; não há aba de ventilação acima do parabrisas, espelho retrovisor externo fixado na coluna na altura da metade do parabrisas. Em maio surge o modelo Microbus, para passageiros, com forração mais caprichada e pintura em dois tons. As primeiras Barndoors tinham dois emblemas VW, fabricados em alumínio fundido, sendo um na dianteira e outro na traseira. O emblema traseiro foi abolido em outubro (a partir do chassi 20-05535). Quanto ao emblema dianteiro, a partir do chassi 20-011869, por volta de abril, o emblema passou a ser de metal estampado. Havia apenas um pequeno refletor (olho de gato) instalado na traseira esquerda, abaixo da lanterna.
A capacidade de carga inicial era em torno de 750 Kg. Os números de produção eram de cerca de 10 veículos por dia na fábrica



8 grades de ventilação no motor p/ fora


Todas as barndoor não tinha ventilação sobre os pára-brisas da frente, até chassi 20-117901.


Ventilação a partir do chassi 20-117902


vidro traseiro trapézio (chassi 20-012343 até 20-117902)


tampa com emblema (até chassi 20-05534)


tampa fechada sem emblema (chassi 20-05535 até 20-012342)


logo em aluminio até o chassi 20-011868.


letras V e W emendadas

Lanternas:
https://www.vintagebus.com/techinfo/taillights.html

Para-choques:
De 1950 até 1967 a Kombi utilizou o parachoque "almofadinha". De 1950 a 1958 sem puleiros.


Alguns detalhes do modelo Barndoor:



A- a "testa" possui um vinco saliente, e a calha possui um certo ângulo;
B- o "beiço" da calha é bem perto da coluna A;
C- a ventarola é bem característica, formato bem diferente, sendo fixada com dobradiça piano;
D- as aletas de ventilação são em número de 8;
E- a "saboneteira", ou o recesso do trinco é estreito como o do Fusca. Se repararem, na Kombi pós Barndoor o recesso é mais arredondado;
F- o paralama dianteiro, na parte indicada, é mais largo do que o da Kombi pós Barndoor; 
G- reparem que não existe aquele "rebaixo" arredondado na lata, em torno do eixo do limpador.

1951: A partir de abril (Chassi 20-05534) todas as Barndoors passaram a ter janela traseira.  Em junho surge o modelo De Luxe Microbus (apelidada de “Samba”), com oito janelinhas adicionais no teto (23 janelas no total), teto solar, painel grande com rádio e relógio, frisos, etc. Em dezembro é lançado o modelo ambulância.


kombi samba

1952: Em março a Volkswagen instalou um segundo refletor (olho de gato) na traseira, abaixo das lanternas. Lançamento da versão “Pickup” no mês de agosto, câmbio com 2ª,3ª,4ª sincronizadas. Johnny destaca que "Quando ela foi lançada em 1952, as tampas eram lisas, ou seja, não tinham aquelas estampas retangulares, em baixo relevo, na chapa."


Chapa da carroceria lisa


segundo olho de gato

1953: o primeiro modelo a receber parachoque traseiro foi o modelo "De Luxe", conhecido pelo apelido "Samba", no chassi nº 20-047102, em março. Curiosamente o parachoque traseiro não surgiu ao mesmo tempo nos diversos modelos de Barndoors. Nos modelos "Microbus Standard", "Kombi" e "Panelvan", surgiu a partir do chassi nº 20-069409, em dezembro de 1953. O câmbio passou a ter a 2ª, 3ª e 4ª marchas sincronizadas. Início da montagem no Brasil, com as peças importadas (o chamado "sistema CKD", "Completely Knocked Down) ainda pelo Grupo Brasmotor. Em dezembro de 1953, motor 1200cc de 36hp.

1954: a Barndoor nº 100.000 sai da linha de produção em Wolfsburg. Era dia 09 de outubro de 1954 e o então diretor geral da Volkswagen, Heinrich Nordhoff, proferiu um entusiasmado discurso na fábrica."




Em março de 1954, a “Pickup” é último modelo a receber o parachoque traseiro, a partir do chassi nº 20-079856. Como já foi informado acima, neste ano, a chapa da carroceria recebe estampas retangulares, em baixo relevo, com a finalidade de reforçar a estrutura.


Chapa da carroceria com relevos

1955: oficialmente, a última Barndoor foi fabricada em 28/02/1955, com o número de chassi 20-117901, 03/55-> caixa de direção com roletes. A partir de 1955, as versões de Fusca e Kombis que iam para os EUA, tinham de ter as tetinhas , pois as bananinhas eram proibidas pela legislação deles.

Numeração do Chassi:
Até o Chassi 20-117 901 (Fev 1955) a placa com o número encontra-se na parede transversal traseira do compartimento do motor.
A partir do Chassi 20-117 902 (Mar 1955) até 469 505 (Mai 1959), encontra-se abaixo da placa de modelo na parede transversal traseira do compartimento do motor.

Fotos:
















Detalhes da maçaneta e chave necessária para abrir a porta:




Evolução ano a ano:




                                         






 

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