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Informações técnicas

Karmann-Ghia Mobil Touring e Mobil Safari


Autor: Eduardo Gedrait e Rafael de Oliveira

Colaboração: José Alvarez, Régis Luiz Feldmann e Marcos Pivari

Agradecimentos especiais à ANFAVEA


Matérias Alexander Gromow:

https://www.autoentusiastas.com.br/2017/10/kombis-que-levam-a-casa-nas-costas-parte-1/

https://www.autoentusiastas.com.br/2017/10/kombis-levando-a-casa-nas-costas-parte-2/

https://www.autoentusiastas.com.br/2017/10/kombis-levando-a-casa-nas-costas-parte-3/

https://www.autoentusiastas.com.br/2017/10/kombis-levando-a-casa-nas-costas-parte-4/

https://www.autoentusiastas.com.br/2017/11/kombis-levando-a-casa-nas-costas-parte-5-final/


HISTÓRIA

A história da Karmann-Ghia no Brasil se funde com a da VW, apesar desta não ter sido exclusiva da montadora alemã. Além do famoso cupê esportivo Karmann-Ghia, que era produzido por ela e vendido pelas concessionárias VW, ela também foi responsável por diversos projetos nacionais, como o próprio SP2 da VW, além do Escort XR3 conversível, Willys Itamaraty Executivo, Dodge D100, além de diversos projetos para Mercedes-Benz, Fiat, Scania e Volvo.

AutoCaravan KG sobre VW T2

A KARMANN AG em Osnabrück, na Alemanha, lançou seus primeiros motor-homes em 1974, com base no Volkswagen Tipo 2 (foto acima), e até meados de 1979 montou 1000 unidades. Com a introdução do modelo T3 em 1979, na Alemanha, modificaram o projeto que passou a ter uma cama sobre a cabine (como nossas Safaris) e ostentava dois nomes e montagens; a CHEETAH (leopardo) mais simples e a GIPSY (cigana), mais luxuosa e equipada. Esta pintura com o leopardo pode ser vista na lateral de muitas das Safaris brasileiras. A disposição interna de mobiliário e equipamentos possui enorme semelhança com nossas Safaris. Foram fabricadas até 1990 na fábrica da Karmann em Rheine, sendo 778 Gipsy e 113 Cheetah.

Vamos para a África do Sul. Lá encontramos a JURGENS SAFARI CARAVANS, empresa sul africana de origem holandesa, que produz ainda hoje veículos de lazer. Ela já utilizava  em 1973 (portanto antes da Karmann AG na Alemanha) Kombis T1 e T2 para fazer montagens muito semelhantes às Karmann Mobil produzidas no Brasil. Tudo leva a crer que o nome SAFARI veio dali, mas somente o nome. Que os veículos possuem semelhança é inegável, mas não encontrei qualquer indício que vinculasse a Karmann AG produzindo autocaravans na África do Sul.

Jurgens sobre VW T1

Jurgens sobre VW T2


No Brasil, o mercado dos chamados veículos de lazer era bem tímido, mas já existia desde a década de 60 conforme mostra a capa da Revista 4 Rodas de Fevereiro de 1961:


 

Em 1972 a Karmann-Ghia do Brasil estreou em novo segmento de atuação, onde seria pioneiro e com o qual se notabilizaria nas duas décadas seguintes: a indústria de trailers e motor-homes. Iniciada com dois trailers lançados no VIII Salão do Automóvel, a linha de produtos foi ampliada até chegar, no final da década, a nove reboques e três motor-casas: Karmann Mobil Carolina (a partir do microônibus Caio Carolina), Mobil Touring e Mobil Safari. Os dois últimos modelos, montados sobre Kombi com cabine interligada ao compartimento traseiro, rapidamente se tornaram ícones do campismo brasileiro.
















Mais tarde o portfólio da empresa também passou a contar com pequenos reboques para transporte e para uso agrícola e (a partir do XII Salão) com um teto alto de plástico reforçado com fibra de vidro, adaptável à linha Kombi, com altura interna de 1,86 m, que aumentou em 30% a capacidade volumétrica do veículo.










Safari é um nome mercadologicamente forte e que remete em essência a aventuras e novas descobertas. Adicionado do nome CHEETAH (leopardo) que era estampado nos veículos alemães formou uma marca certa e agressiva para despertar um mercado que ainda era incipiente, voltado ao uso do trailer e poucos motor-homes de fabricação individual e grosseira, ressalvando-se os produtos da Turiscar em Novo Hamburgo/RS que havia iniciado a produção de motor-homes em 1976 sob a batuta do visionário e saudoso empresário Pedro Scheid. Era realmente um mercado novo e a Karmann-Ghia do Brasil carregava um especial conceito em veículos de lazer; pequeno, ágil, com montagem padronizada, mecânica confiável e pontos de venda e manutenção no Brasil inteiro.


PRODUÇÃO

Está descrito no próprio site da Karmann-Ghia do Brasil que em 1974 iniciou a produção de trailers e motor-homes o que perdurou até 1995 quando foi desativada esta linha de montagem. Temos dúvidas sobre esta data de início, ao menos para a Touring, pois o modelo T2 da Wolkswagen, somente teve iniciada sua produção no Brasil em 1976 e nunca vimos nenhuma Touring sobre a plataforma T1, o que nos leva a crer que as primeiras unidades, na verdade eram unidades adaptáveis da Kombi Camping, kit desmontável para conversão do interior da Kombi em motor-home.

Clique na imagem acima para ver o folder completo da Kombi Camping.




E mesmo depois do lançamento da T2 o kit continuou a ser vendido, observe as imagens do Salão do Automóvel de 76:




A primeira matrícula que possuímos em nossos registros data de 1977, número 104 (confira a tabela com todas as unidades conhecidas abaixo). Acreditamos que a referência a 1974 diz respeito ao início da produção de trailers.

A produção dos veículos, portanto começa no meio da década de 70. O boom nas vendas ocorre em meados dos anos 80, quando, abalada por uma forte crise, a Karmann-Ghia do Brasil reduz seus investimentos na área, reduzindo assim sua produção na metade final daquela década. Com o contrato com a Ford para a produção do XR3 conversível, a produção dos Mobil Safari se reduziu ainda mais. Informações oficiais datam a produção até 1995, mas é raro encontrar alguma Mobil Safari produzida após 1990. Nossas estimativas hoje compreendem o número de série 104 (de 1977) até o 550 (de 1990), o que nos leva a uma estimativa de apenas 500 unidades produzidas em 20 anos de linha, uma vez que consideramos também que a produção das Mobil Touring se iniciou a partir da unidade 100.

Vale lembrar ainda que o lançamento das Mobil pela Karmann-Ghia do Brasil se deu inicialmente através apenas da Touring. A partir de 1979, de acordo com nossos registros, é que aparecem as primeiras Safaris, que passaram a ser predominantes, apesar da Touring ainda ser produzida em encomendas especiais.


NÚMERO SERIAL DE TOURING E SAFARIS PRODUZIDAS
REGISTRO ANO PLACA OBSERVAÇÃO
104 1977 IDD-8414
107 1977 BGZ-2782
109 1977 MAG-9822
116 1977 FH-6343 Santiago/ CHI
119 1977 IIG-4714
129 1977 IIO-1439
131 1977

133 1977 LZT-9767
135 1977 IHL-6856
140 1978 LHT-9551
144 1978 KTQ-6535
149 1978 IIX-7053
150 1978

151 1980 RXQ-12 Kombi Camping (Argentina)
157 1978 ADQ-5740
159 1978 LEP-2939
163 1978 ICJ-0149
169 1979

182 1979 JED-4209
186 1979 LXN-7666
188 1979

191 1979 GA-1726 Chile
192 1979 LXG-8363 Atualmente na Alemanha
197 1980 LZJ-3545
198 1980 ICM-3703
203 1980 LFU-8486
210 1980 KBQ-5773
211 1980 LJ-7942
212 1980 LAX-7837
218 1980 ICM-8636
219 1980 IAT-5064
220 1980 IHD-5525
224 1980 JEQ-0710
225 1980 BLG-2654
226 1980 LYL-9355
227 1980 CPH-7609
228 1980 DHG-3917
235 1980 AEA-6380
239 1980 MTG-3039
243 1980 LGE-1203
253 1981 LGK-9721
254 1981 ICO-4090
260
1981 IMW-0354
266 1981 CBM-1232
270 1981 ? Miami/ USA
274 1981 BPC-4800
281 1981

283 1981 IJA-6853
288 1982 IJH-1035
290 1982

297 1982 ABT-2567
298 1982 IIE-2430
300 1983 BFE-0749
301 1983 ? QU4RTO STUDIO
303 1983 IIL-2078
304 1983 IHL-5128
306 1983 IGF-8058 Pode ser a 308
310 1983 CRZ-7581
314 1983 CWJ-9363
317 1983 CIV-4986
320 1983 IJA-5623
321 1983 IAS-9962
322 1983 AEP-6288
324 1983 BLK-8813 Casulo Viajante
329 1983 CGL-2670
330 1983 IJF-5123
334 1983 BVC-0076
341 1984 CTO-8076
342 1984

346 1984
Azul
347 1984 IFQ-0140
353 1984 BZN-9389
355 1984 JCY-2499
357 1984 IIX-1767
358 1984

359 1984 CQB-4F18
Placa Mercosul
361 1984 BRN-3906
367 1984 IBR-2870 Placa Mercosul IBR-2I70
369 1984 IHO-2374
372 1984 IGC-9454
374 1984 AGH-2754
376 1984 ICN-7683
377 1984 IGO-7610
378 1984 AGU-1820
379 1984 AKT-2116
380 1984 IJF-6270
382 1984 IAX-8352
389 1985 LYQ-2008
390 1985 CKE-7548
398 1985 BFN-0916
400 1985 BRF-6746
404 1985 CAU-6945
409 1985 JFK-9829 Pode ser a 406
412 1985 LGX-2669
413 1985 IDP-6121
414 1985 IJA-5132
416 1985 CPF-2621
418 1985 CST-7760
419 1986 AFF-2607
421 1986 CWI-4552
424 1986 BMF-1857
429 1986 CSZ-4489
430 1986 CAZ-2636
435 1986 LZX-5651
438 1986 HQH-0970
441 1986 LZC-5326
444 1986 CPD-1376
446 1986 BKO-0245
448 1986

449 1986 CEZ-3976
450 1986 KQC-0448
452 1986 IDR-5484
453 1986

457 1986 ACX-0069
458 1986 ICR- 0146
465 1986 BXM-4770
467 1986 ABG-5086
468 1986 ADH-4033
469 1986 AMO-2304
470 1986 AEH-8384
471 1986 IAY-0267
472 1986 BKM-1722
475 1986 CQC-8340
477 1986 AIX-7168
478 1986 ADO-9862
480 1986 IEU-3647
484 1986 AFF-0902
485 1987 COZ-2539

486 1986 CRT-1763
487 1986 ACW-7388
488 1986 JDT-1291
488 1987 CAD-3936
489 1986 JEP-5586
490 1987 CQZ-8418
491 1987 ACE-1340
492 1987 BRF-9265
496 1987 IDC-7384 Museu do Automóvel de São Leopoldo/ RS
499 1987 LHN-7601
500 1987 KBS-5596
503 1987 ASP-0027
506 1987 AFS-7528
507 1987 CSN-1740
512 1987 CIY-2627
514 1987 IJO-8028
527 1989 ALV-6160
528 1989 AIU-8783
529 1989 BHO-1342
535 1988 CSN-0126 Ex-Agencia Bradesco
537 1989 CEJ- 5691
539 1989 IDN-7067
543 1989 LYK-9541
547 1989 IBS-9568
549 1989 ACW-7758
550 1990 IAU-4905
Serial não identificado 1976 IDO-7325
Serial não identificado 1977 CDN-2306
Serial não identificado 1981 CWU-8028
Serial não identificado 1983 CZP-1983
Serial não identificado 1985 ILL-4676
Serial não identificado 1986 CLY-0956
Serial não identificado 1985 AFA-9372
Serial não identificado 1985 BRN-1718
Serial não identificado 1986 MBB-3316
Serial não identificado 1986 IEJ-0897
Serial não identificado 1986 ACX-6910
Serial não identificado 1988 CIY-2627
Serial não identificado 1988 LAX-6520
Serial não identificado 1990 CMR- 5726
Possui uma Karmann Mobil que não está listada? Nos ajude a saber mais das histórias delas! Clique aqui e envie a sua!


CONFIGURAÇÃO

No geral o veículo possui um dormitório de casal fixo (elevado acima da cabine, modelos Safari), sala reversível para dormitório de casal, opção de beliche de lona (acima da mesa/cama), cozinha com pia, fogão e geladeira e banheiro com pia, sanitário portátil e box monobloco.

Possui também caixa de água potável com bomba de 12V que alimenta o banheiro e a pia da cozinha. O sistema hidráulico, que pode ser conectado diretamente a uma torneira externa, passa pelo aquecedor de passagem a gás (chama piloto). O Bujão de gás de 2kg, por sua vez, que alimenta também o fogão e geladeira, tem um espaço definido com acesso externo com chave. Há um bagageiro externo que é acessado pela mesma escada que dá acesso à cama suspensa à cabine. O toldo de enrolar possui fechamento externo para aumentar sua área útil em maiores estadas.

1- Mesa escamoteável.

2- Sala de Estar e Jantar reversível para dormitório para 2 ou 3 pessoas.

3- Sanitário Portátil.

4- Banheiro monobloco com pia e ducha.

5- Armário guarda-roupas.

6- Refrigerador 85L (elétrico e a gás GLP).

7- Dormitório elevado de casal.

8- Cozinha com pia e fogão de duas bocas com forno.


REGULARIZAÇÃO

Tem sido comum, e não são poucas, as dificuldades encontradas por proprietários de veículos Karmann Mobil Touring e Safari junto aos organismos de trânsito em todo o Brasil. Por ausência de integração destes organismos no passado e talvez desconhecimento da linha de produção da Karmann-Ghia do Brasil, por inúmeras vezes compradores/proprietários destes veículos tem negados seus registros. Quem sabe, possível que a inspeção veicular acredite que aqueles motor homes esquisitos sejam resultados de engenharia doméstica. Ainda mais quando apresentadas para vistoria trazendo em seus certificados de registro no campo "espécie/tipo" definições como; automóvel funeral, ambulância, furgão para nove passageiros, etc.

Vale recordar que a Volkswagen do Brasil fornecia para a Karmann-Ghia um modelo de Kombi/Furgão incompleto e em versão especial. Para que sobre aquela plataforma mecânica fosse montada uma Karmann Mobil havia uma exigência técnica que obrigava a mudança do local do número de identificação veicular original da Volkswagen. Com pequeno recorte e soldagem profissional executada pela montadora automotiva Karmann-Ghia esta plaqueta era recolocada próximo ao ponto anterior. Nenhuma outra identificação original era modificada. É exatamente neste quesito que tem acontecido rejeição pelos organismos de registro como se o veículo tivesse sido violado ou alterado ao curso de sua existência.

A correta descrição do veículo é (espécie/tipo) PASSEIO/AUTOMÓVEL/MOTOR CASA, (marca/modelo) VW/KARMANN MOBIL, (cap/pot/cil)  004P/065CV. Ressalto a necessidade de a Safari (ou Touring) possuir quatro cintos de segurança. Dois dianteiros e dois nos sofás traseiros.

Caso seja necessário, utilize os formulários padrão que a Karmann Ghia do Brasil fornecia à proprietários, disponível na nossa seção de informações técnicas.


Veja abaixo reprodução de folders da Karmann-Ghia do Brasil sobre as Karmann Mobil












Recomendamos a visita aos seguintes sites para encontrar mais informações técnicas a respeito das modificações, adaptações e regularização nas Karmann Mobil Safari e Karmann Mobil Touring:

http://www.safaristas.com.br/ags

http://macamp.com.br/acervo_kg_safari/

http://safari0361.blogspot.com.br/


Veja o vídeo da história da Mobil Safari de José Alvarez:

https://www.youtube.com/watch?v=sGFgNM1r29c

 

Sampa Kombi Clube

Somos um grupo de apaixonados pelo mais simpático "pão de forma" sobre rodas que já existiu na indústria automobilística, a nossa querida Kombi.

Temos a intenção de reunir o maior número possível de proprietários de Kombis para trocar idéias, promover encontros, ajudar na restauração, contar histórias, buscar peças, indicar profissionais, enfim, tudo relacionado à Kombi.

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