Torneira de reserva de combustível


Autor: Eduardo Gedrait e Johnny Higashi
Dezembro de 2017

As primeiras kombis nacionais (1ª serie) até o chassi 29.500 de 1961, não tinham o marcador de combustível no painel.
Para que o motorista não fosse pego de surpresa, pela falta de combustível, existia um dispositivo que liberava 5 litros de combustível, quando o tanque já estava praticamente vazio.

Era conhecido como torneira de reserva e ficava instalada embaixo do tanque de combustível.

(Clique para acessar o álbum completo)

O seu acionamento era por um botão, praticamente embaixo do banco (de número 23 abaixo).



Esse engenhoso sistema era composto por dois tubos de comprimentos diferentes. 
Na posição normal (1), a captação da gasolina ocorria pelo tubo mais comprido. 
Puxando-se completamente o botão da torneira reserva (posição 2), o cabo acionava uma pequena alavanca, que direcionava a captação do combustível pelo tubo mais curto (parte mais baixa do tanque). Com isso, o motorista ganhava uma autonomia adicional de aproximadamente 50 quilômetros.
Na posição intermediária (3) a torneira fechava, impedindo a passagem do combustível e permitindo a manutenção do sistema de alimentação: tubulação, bomba, carburador.


Envolvendo os dois tubos, havia também um filtro de formato cilíndrico, uma espécie de tela metálica, para retenção de impurezas.


Observe os desenhos técnicos da peça.





 

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